Tecnologia a serviço da humanidade

zero-mass-water-cody-freisen-889x667Em tempos de crise hídrica, uma empresa norte-americana, chamada Zero Mass Water, está desenvolvendo uma inovadora tecnologia que tem como objetivo disponibilizar ao mundo inteiro um bem necessário a todos: água potável. E o melhor, de maneira simples e acessível. O sistema desenvolvido pela empresa utiliza placas solares para produzir água potável, através da umidade do ar.

A princípio, o equipamento foi nomeado como “Source” e utiliza de forma muito eficaz os conceitos conhecidos e aplicados em outras soluções. Funciona da seguinte maneira: com um material que absorve passivamente a água do ar, o sistema aproveita a energia solar para fazer funcionar um processo interno de evaporação e purificação, para a remoção de possíveis poluentes.

De acordo com o CEO da empresa, Cody Friesen, o processo  se assemelha ao que ocorre nos sistemas de ar-condicionado. Ainda segundo Friesen, isso não é nenhum tipo de mágica. Se trata de um processo que acontece em diversas situações. O que difere a estrutura é o resultado. Após todo o processo de destilação da água, o recurso fica extremamente puro.

Para assegurar ainda mais a qualidade da água, a tecnologia contém um sistema de purificação envolvendo minerais, onde são adicionados cálcio e magnésio, afim de aprimorar o sabor e evitar a proliferação de doenças.

Exemplo de placas solares utilizadas no processo.

Tal tecnologia não necessita de conexão com as redes de transmissão, tendo em vista que a energia solar já garante o equivalente para o processo de produção, purificação e distribuição da água, que sai direto em na torneira, que, inclusive, pode ser instalada dentro da residência.

Um programa piloto já instalou os sistemas em casas em regiões carentes do Equador, México, Jordânia e EUA, de acordo com a empresa. A cada placa solar é possível produzir água potável para o consumo básico de uma família de até quatro pessoas.  A meta da empresa é de expandir a tecnologia, e levá-la para os demais setores da sociedade, como exemplo hospitais, escolas, etc.

Tecnologias como estas citadas são de extrema importância para o futuro da humanidade, principalmente em países onde a falta de água já ocorre. Além de tudo, essa tecnologia disponibiliza uma água potável, limpa, pronta para o consumo. Com isso, se reduz as mortes por contaminações através de consumos de águas poluídas, por sede e melhora a qualidade de vida de muitas pessoas ao redor do mundo.

A medida que a tecnologia for se expandindo e começar a figurar nos demais setores da sociedade, ocorrerá uma redução no consumo de água, economizando assim esse recurso essencial para a vida.

A Sol Lar apoia ideias sustentáveis e que trarão o bem para a natureza e para as pessoas, pensando assim em um futuro mais limpo e sustentável!

Veja o vídeo de apresentação do projeto:

Por: Filipe Heringer- Engenheiro de Energia da Sol Lar

 

1