Energia solar fotovoltaica conectada à rede

 

O QUE É ENERGIA FOTOVOLTAICA?

energia-solarEnergia Fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (Normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.

A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada, sistemas fotovoltaicos conectados a á rede elétrica já são utilizados a mais de 40 anos.

O QUE É A GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

A geração distribuída no Brasil tem como base o net metering, no qual o consumidor-gerador (ou “prosumidor”, palavra derivada do termo em inglês prosumer – producer and consumer), após descontado o seu próprio consumo, recebe um crédito na sua conta pelo saldo positivo de energia gerada e inserida na rede (sistema de compensação de energia). Sempre que existir esse saldo positivo, o consumidor recebe um crédito em energia (em kWh) na próxima fatura e terá até 60 meses para utilizá-lo. No entanto, os “prosumidores” não podem comercializar o montante excedente da energia gerada por GD entre eles. A rede elétrica disponível é utilizada como backup quando a energia gerada localmente não é suficiente para satisfazer as necessidades de demanda do “prosumidor” – o que geralmente é o caso para fontes intermitentes de energia, como a solar.

SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DE CRÉDITOS DE ENERGIA

A RN 482/12 da ANEEL, representou um grande avanço para a regulamentação da micro e minigeração de energia no país pois ela permite a conversão do excedente de energia gerado pelo sistema fotovoltaico em créditos de energia para serem utilizados posteriormente.

A compensação é realizada a partir da energia excedente injetada pelo micro ou minigerador na rede da distribuidora de energia, a qual gera créditos de energia equivalentes para serem consumidos em um período de até 60 meses. Ainda, de acordo com o art. 2º, é possível que o crédito gerado seja utilizado por outra unidade consumidora, desde que esta esteja relacionada ao mesmo CPF (Cadastro de pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro de Pessoa Jurídica) da unidade consumidora responsável pela geração dos créditos. Em outras palavras, a energia que você gera em excesso, por exemplo na hora do almoço quando tem muito sol, é “jogada” para rede elétrica da distribuidora lhe gerando créditos em kWh para serem abatidos do seu consumo noturno ou em dias chuvosos.
Ver mais em “Perguntas e respostas da RN 482/12 da Aneel (atualizado a 1/03/2016)”

COMO FUNCIONA A MICRO E MINIGERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR

energia-solar-fotovoltaica1- O Painel Solar gera a energia solar fotovoltaica– Converte a luz do sol em energia elétrica.Como funciona a microgeração de energia solar

2- O Inversor converte a energia solar para sua casa ou empresa – Transforma a energia dos painéis solares em energia perfeita para ser consumida na sua casa.

3- A energia é injetada no seu quadro de luz – O sistema fotovoltaico é conectado no seu quadro de distribuição de energia e assim irá suprir energia para tudo o que estiver conectado na tomada.

4- A energia é consumida na sua casa – A energia solar produzida pelo seu sistema fotovoltaico é consumida pelos aparelhos elétricos como geladeira, micro-ondas, ar-condicionado etc.

5- Gere créditos de Energia – A energia gerada que não consumida imediatamente é injetada na rede da distribuidora gerando um crédito de energia para ser utilizado em algum outro dia que você produza menos energia do está consumindo. Estes créditos têm validade de 5 anos.

O POTENCIAL DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NO BRASIL:

A geração de energia fotovoltaica à muito tempo é vista como uma tecnologia de energia limpa e sustentável, que se baseia na fonte renovável de energia mais abundante e amplamente disponível no planeta – O SOL. O Brasil possui um potência gigantesco para se aproveitar. O Mapa abaixo faz uma comparação dos valores de irradiação solar do Brasil e da Europa. Fica muito fácil de se enxergar que o nosso potencial é muito maior (ver a vermelho no mapa), no entanto, a Europa possui instalados 88GW de energia fotovoltaica enquanto o Brasil ainda esta em menos de 1GW.
fotovoltaica

Energia solar compartilhada

NOVA RESOLUÇÃO NORMATIVA 687/15 ENTRA EM VIGOR

A lei RN 687/15 da Aneel entrou em vigor no dia 1 de março de 2016 e trouxe grandes melhorias e possibilidades da micro e minigeração distribuída.

Uma das grandes mudanças da normativa foi a possibilidade de criar consórcios, cooperativas e condomínios de energia solar, usando diferentes CPFs ou CNPJs.

COMO FUNCIONA A GERAÇÃO COMPARTILHADA

A RN 687/15 da ANEEL criou a figura da “geração compartilhada”, possibilitando que diversos interessados se unam em um consórcio ou em uma cooperativa, instalem uma micro ou minigeração distribuída e utilizem a energia gerada para redução das faturas dos consorciados ou cooperados, dentro da mesma distribuidora.

As usinas compartilhadas podem ser instaladas num local remoto, com condições excelentes de geração e injetam a energia gerada na rede da distribuidora, gerando créditos que são distribuídos proporcionalmente pelos vários lotes dos consorciados reduzindo as suas contas de energia.

Dessa forma, passou a ser possível que consumidores “sem telhado” como quem mora em apartamentos ou casas alugadas, possam economizar com energia solar. Os consumidores com casas com sombreamentos de edifícios ou árvores também podem beneficiar muito desta solução.

Por outro lado, a geração compartilhada é cerca de 45% mais barata que uma instalação solar individual, devido á economia de escala.

Em suma, a geração compartilhada é a forma mais acessível e mais econômica de energia solar.

QUAIS AS VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR COMPARTILHADA

1- É cerca de 45% mais barata que uma instalação solar individual.
2- Acessível para quem mora em apartamento ou casa alugada.
3- A manutenção está incluída.
4- Não tem obras na sua casa.
5- Tem flexibilidade de mudar de casa e levar a geração consigo.
6- Pode vender ou alugar o seu lote.
7- Retorno do investimento em 4 anos e mais de 25 anos de geração.
8- Redução de até 95% da sua conta da luz.
9- Energia limpa, renovável e sustentável.
10- Controlo remoto da geração.