Galpões e armazéns – Enorme potencial para energia solar fotovoltaica

Galpões e armazéns – Enorme potencial para energia solar fotovoltaica

O ramo imobiliário de galpões e armazéns  industriais em uso no Brasil, que contém uma área total estimada em 12 milhões de metros quadrados, tem a capacidade de investimentos de R$ 6,8 bilhões para a geração solar fotovoltaica no país, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Segundo a ABSOLAR, caso 50% da área dos telhados de todos os galpões e armazéns ocupados no Brasil fosse utilizada com a finalidade de gerar energia elétrica renovável pela fonte fotovoltaica, a potência instalada seria de cerca de mil megawatts (MW), o bastante para suprir a demanda energética de cerca de 500 mil residências ou dois milhões de brasileiros. Os empregos diretos gerados com tais investimentos seriam de aproximadamente 30 mil vagas.

O estudo mostra ainda que o potencial de geração de eletricidade seria de 1,7 mil megawatts/hora ao ano, o que corresponde a uma economia de aproximadamente R$ 900 milhões na conta de luz e uma redução de emissões de CO2 de aproximadamente 132,7 mil toneladas por ano. O tempo de retorno para esses investimentos é estimado em 7,5 anos.

De acordo com o presidente-executivo da ABSOLAR, Dr. Rodrigo Sauaia, aproveitar a energia solar fotovoltaica em telhados e fachadas de edifícios residenciais, comerciais, industriais, públicos e rurais ao redor de todo o País é um negócio sustentável dos pontos de vista econômico, social e ambiental.

“O mercado de galpões e de armazéns é apenas um entre inúmeros que podem ser utilizados para alavancar o crescimento da energia solar fotovoltaica no Brasil e, simultaneamente, contribuir para atingirmos os compromissos assumidos pelo Brasil perante o mundo no Acordo de Paris, fruto da COP21”, conclui.

A cada dia, observamos que o Brasil tem um imenso potencial para a geração de energia solar fotovoltaica. Temos a fonte abundante(sol) e também imensas áreas para instalação até então não aproveitadas. Deve-se acompanhar as políticas e tendências de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, para que possamos ter um futuro mais limpo e promissor!

Cada vez mais o mercado de galpões e armazéns se preocupa com os temas de sustentabilidade e energias renováveis.

Gostou de mais essa notícia? Deseja participar dessa revolução energética? Mande-nos um e-mail para [email protected] ou mensagem inbox que lhe enviaremos uma estimativa gratuita!

Sol Lar, o sol nasce para todos!

Fonte: Clube de imprensa

Por: Filipe Heringer – Engenheiro de Energia da Sol Lar